O clareamento dental é um tratamento que anda junto com a lente de contato dental. Muitos pacientes optam por lentes dentais superiores e somente clareareamento dental nos inferiores. Mas o clareamento dental funciona e é seguro? Aqui estão as respostas para perguntas comuns sobre o tratamento.

O que é o clareamento dental?

O clareamento dental envolve clarear os dentes para torná-los mais claros. Ele não pode deixar seus dentes brancos brilhantes como uma lente dental, mas pode clarear a cor existente em vários tons.

escala de cor para clareamento

Quem pode fazer o clareamento dental?

O clareamento dos dentes é uma forma de odontologia e só deve ser realizado por um dentista ou outro profissional de odontologia regulamentado ou técnico em higiene dental, sob supervisão de um dentista.

Alguns salões de beleza oferecem clareamento dental, mas isso é ilegal se não houver um dentista presente e pode colocar sua saúde bucal em risco.

Você também pode comprar kits caseiros na internet para clarear os dentes, mas eles também podem trazer riscos.

O que acontece durante o clareamento dental?

Se você quer seus dentes clareados, primeiro precisará fazer 2 a 3 visitas ao consultório odontológico.

O dentista fará uma impressão de seus dentes para fazer uma moldeira de clareamento e lhe dirá como usá-lo com um gel clareador. Então, usando sua moldeira de clareamento em casa, você aplica o gel regularmente por um período de tempo especificado ao longo de algumas semanas. Alguns géis clareadores podem ser deixados por até 8 horas de cada vez, o que pode encurtar o período de tratamento.

clareamento dental com moldeiras

O clareamento a laser, também conhecido como clareamento em consultório, é outro tipo de sistema de clareamento dos dentes que podemos fornecer. Um produto clareador é aplicado nos dentes e, em seguida, uma luz ou laser é aplicado sobre eles para ativar o clareamento. O clareamento a laser leva cerca de uma hora por sessão.

clareamento dental a laser

Qualquer dentista pode clarear os dentes?

Qualquer dentista pode clarear os dentes desde que esteja registrado no Conselho Regional de Odontologia. Técnicos em higiene bucal registrados também podem realizar o clareamento dos dentes com a supervisão de um dentista.

Para saber se um profissional de odontologia está registrado, você pode verificar o registro on-line no site do Conselho Regional de Odontologia.

E os kits caseiros e salões de beleza para clareamento dental?

Apenas vá a um dentista registrado para clarear os dentes porque o clareamento feito por pessoas não qualificadas, por exemplo, em salões de beleza, é ilegal.

Os kits caseiros de internet também trazem riscos, além de serem ilegais. 

Quais são os riscos dos kits caseiros e do clareamento dental de salão?

Alguns kits caseiros da internet não contêm produto clareador suficiente para serem eficazes. Além disso, se um dentista não estiver fazendo o clareamento, a moldeira fornecida pode não se encaixar corretamente, de modo que parte do gel clareador pode vazar para as gengivas e para a boca, causando bolhas e sensibilidade.

O clareamento dental realizado em salões de beleza por pessoal não treinado ou sem qualificação odontológica coloca em risco sua saúde bucal e também é ilegal.

Pagarei pelo clareamento dos dentes em particular?

O clareamento dos dentes por um dentista ou outro profissional geralmente só pode ser feito em particular porque é considerado um tratamento cosmético. Os custos variam e o clareamento a laser é mais caro que o clareamento com moldeiras.

Como faço para saber sobre como clarear meus dentes?

Seu dentista irá aconselhá-lo se o clareamento é adequado para você. Pode ser que o clareamento dos dentes não seja adequado, por exemplo, se você tem doenças nas gengivas ou coroas.

O que devo perguntar ao dentista antes de prosseguir?

Não tenha medo de fazer perguntas simples sobre os tipos de tratamento de clareamento disponíveis, quais resultados você pode esperar e quanto tempo eles provavelmente durarão.

Você também pode perguntar se há algum risco envolvido – por exemplo, aumentar a sensibilidade dos dentes.

Tente conversar com outras pessoas que fizeram o mesmo tratamento ou visite outro dentista para uma segunda opinião até se sentir confiante. Sempre peça um plano de tratamento por escrito e uma estimativa de preço antes de prosseguir.

O clareamento dental é permanente?

O clareamento dental não é permanente. Pode durar de alguns meses a até 3 anos – varia de pessoa para pessoa.

O efeito de clareamento não durará tanto se você fumar ou beber vinho tinto, chá ou café, que podem manchar os dentes.

O clareamento dental funciona em dentes falsos?

O clareamento dos dentes não funciona em dentaduras, coroas, obturações, facetas ou lentes de contato dentais de porcelana.

Quais são os riscos do clareamento dental?

Não importa qual tratamento você use, há uma chance de suas gengivas serem sensíveis aos produtos químicos usados ​​no clareamento dos dentes, principalmente se você já tiver dentes sensíveis. Há também uma chance de queimaduras nas gengivas e alguns dos kits de clareamento usados ​​em casa podem prejudicar o esmalte dos dentes.

E se eu não estiver satisfeito com os resultados?

Se não estiver satisfeito com os resultados, fale com o dentista que realizou o seu tratamento para pedir conselhos.

Se você estiver preocupado que o clareamento dental feito por um dentista tenha danificado seus dentes, entre em contato com o http://crors.org.br.

Se você acha que seu clareamento dental foi realizado ilegalmente (ou seja, por alguém não qualificado ou registrado para realizá-lo), você pode denunciar isso no site do Conselho Regional de Odontologia .