Como é o tratamento para remoção de faceta de porcelana

O ponto principal é que reversível e removível são duas coisas diferentes. Se isso é possível ou até mesmo algo que você deseja, depende de qual era sua condição dentária original e do tipo de faceta que você recebeu.

Se você abordar a questão da remoção do ponto de vista acadêmico, a resposta é sim. As facetas podem ser removidas e deixar o dente um pouco intacto dependendo da habilidade do dentista, mas não deve haver nenhuma razão para fazer isso. 

Se a consulta com seu dentista foi abrangente e suas facetas eram de alta qualidade e adequadamente ajustadas, então elas não deveriam precisar ser removidas tão cedo. E mesmo que suas facetas simplesmente precisem sair, isso não significa que a condição original ou seus dentes possam ser restaurados.

Então, as facetas são removíveis? Tecnicamente, sim. As facetas são reversíveis? Não. É um pouco confuso, então vamos olhar as coisas mais de perto.

As melhores facetas de porcelana são feitas para serem permanentes. A intenção é que sejam uma solução de sorriso com longevidade. É por isso que os pacientes passam por consultas criteriosas e, na hora de encaixar suas facetas, é feito todo o possível para fazer o procedimento com perfeição.

Para a reforma do sorriso, as facetas que usamos são simplesmente as melhores disponíveis: 02.-0.3mm de espessura e feitas sob medida aqui mesmo, internamente, por nossos próprios dentistas ceramistas. Cada uma delas é totalmente única porque sua condição dentária também é totalmente única. 

Se fôssemos colocá-las diretamente em seus dentes existentes, elas seriam mais grossas e maiores. Claro, 0,3 mm não parece muito, mas dada a sensibilidade da boca e a precisão da função de mordida, é uma mudança importante.

Para evitar engrossar o dente com as facetas, removemos uma camada superficial de esmalte dentário. Quando fazemos isso, também tornamos a superfície do dente natural mais áspera para dar ao adesivo a melhor textura para colar permanentemente. 

Este processo de remoção de uma camada de esmalte dentário e texturização da superfície por baixo é chamado de “preparação do dente”. Como o esmalte dentário é tecido do corpo, ele pode remineralizar até certo ponto, mas isso depende de até que ponto o dente foi preparado e se a faceta já foi colada. 

Veja, uma vez que a faceta é colada em seu dente, o dente não pode nunca mais se remineralizar, mesmo que seja removida. É por isso que colocamos facetas da melhor qualidade possível da melhor maneira possível, pois significa que iremos fazer alterações irreversíveis e permanentes nos tecidos corporais.

Para resumir, a faceta em si pode ser removida usando ferramentas dentais especiais, mas uma vez colada, não importa o quão mínimo seja o preparo, o esmalte do dente não pode ser colocado de volta.

Como é feito o desgaste nos dentes?

Há casos em que devemos remover mais esmalte ou realizar outro trabalho ortodôntico para ajustar as facetas na superfície certa e no posicionamento correto. Melhorias maiores, como endireitar ou ajustar os dentes, geralmente exigem a remoção de grandes quantidades de esmalte. Por outro lado, cobrir danos menores ou clarear um sorriso pode envolver apenas uma remoção mínima do esmalte.

Como é feita a remoção da faceta de porcelana?

O tratamento para remover faceta de porcelana conta com técnicas diferentes, e que podem ser utilizadas em conjunto ou isoladas. 

Desgaste

É a técnica mais comum. Utilizando-se de brocas diamantadas, o dentista delicadamente desgasta o laminado cerâmico até chegar à camada interna de cola utilizada para unir a lente e a faceta aos dentes. O mais importante deste tratamento é que estes desgastes não atingem a superfície dos dentes. Além disso, pode ser complementado por outras técnicas como a vibração por ultrassom ou desgastes por discos de lixas de polimento para remover as camadas residuais de adesivos mais próximas aos dentes.

Ultrassom

Utilizado para remover resíduos de porcelana e adesivos utilizados para colar as lâminas aos dentes, é um procedimento que complementa a remoção prévia realizada com broca em diamante ou laser.

Laser

Indicada para a retirar laminados cerâmicos confeccionados com pouco ou nenhum desgaste dos dentes, a técnica traz mais praticidade e velocidade ao procedimento quando as lâminas estão localizadas distantes da parte vital dos dentes (polpa dentária). O aparelho utilizado é o Litetouch.

Se por algum motivo for necessário realizar a remoção ou a troca de sua faceta de porcelana, procure um dentista especializado na área. O Doutor Marcelo Borille é formado há 18 anos pela UFRGS e trabalha há mais de 15 anos com laminados cerâmicos. Aqui todas as lentes entregues são feitas de maneira exclusiva e manualmente. Diferentemente dos métodos digitais fresados, nossas lentes são enceradas manualmente, uma a uma, resultando em um trabalho individual com muito mais naturalidade e harmonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.