Conheça a diferença de faceta de porcelana e lente de contato dental

Não podemos diferenciar ambas apenas pelo desgaste, por isso é importante que você acompanhe esse post, para conhecer a fundo a diferença entre elas a respeito de durabilidade, espessura, tempo de tratamento e resultados.

Transformar o sorriso é algo que a odontologia faz com muita precisão e perfeição. Hoje a técnica tão procurada por artistas e modelos, são as delicadas facetas que cobrem a parte estética e visível dos dentes e que ganham nomes tão diversos quanto facetas de porcelana ou lentes de contato dentais. 

Mas qual é a diferença entre eles, afinal? 

A faceta de porcelana é bem conhecida, um termo preferido por dentistas especialistas, mas que também pode ser encontrado em revistas e redes sociais. 

Em casos mais específicos, o termo faceta dentária laminada também pode ser usado para descrevê-los quando o tipo de material usado nessas lâminas inclui resina.

É extremamente importante que o paciente conheça a fundo como funciona o tratamento para que não haja nenhum erro ou frustração na execução do procedimento.

Por isso, vamos detalhar algumas informações importantes a seguir:

Qual é a indicação?

As facetas de porcelana ou lente de contato dental são usadas para corrigir defeitos de cor e forma nos dentes. 

No entanto, a diferença entre eles está na maior capacidade da técnica de corrigir problemas mais sérios, como dentes tortos e mal posicionados ou muitos dentes escuros devido a falha no tratamento do canal radicular.

Benefícios X Resultado Estético 

  1. Ao contrário da crença popular, a espessura não é uma diferença importante entre a faceta de porcelana e as lentes de contato dentais. Questões como a posição e inclinação do dente ou a necessidade de correções estéticas mais intensas implicam mais na espessura final;
  2. A técnica de lentes de contato dentais, ao contrário da faceta de porcelana, não requer desgaste dentário para corrigir a cor e o formato dos dentes. Se essa redução da substância dentária dura por um lado traz mais segurança e reversibilidade como vantagens, por outro exige condições ideais para um resultado estético e harmonioso;
  3. Seja para o dentista especialista ou para o laboratório responsável pela produção dos faceta de porcelana, os custos e processos são praticamente os mesmos. Mesmo assim, alguns profissionais podem ter valores diferentes para as duas técnicas, situação comum para quem calcula seus honorários com base no tempo de tratamento.
  4. Visto que nenhum desgaste dentário é necessário, a técnica com lentes de contato dentais é considerada a mais segura. Por outro lado, a utilização de equipamentos e procedimentos que aumentem a segurança do tratamento com as facetas de porcelana faz com que este seja um procedimento com riscos mínimos na odontologia estética.

 

Durabilidade da faceta de porcelana

Não há estudos até o momento mostrando diferenças na vida útil entre as técnicas. No geral, elas ficam bem ajustados após a instalação e apresentam estética muito satisfatória, mesmo depois de 10 anos de tratamento.

O ideal é manter a visita periódica ao dentista e fazer a manutenção regularmente.

Tratamento: como é feito?

Gostaríamos de ressaltar que independentemente da técnica utilizada, o tempo de tratamento é o mesmo para ambos. Desde a consulta inicial para moldagens e simulações, ao tratamento gengival e clareamento dentário, até o último dia de inserção das lâminas de porcelana, deve-se planejar de 14 a 21 dias para intervenções com até dez dentes.

Lente de contato ou faceta de porcelana: qual eu devo escolher? Qual é a melhor?

Essa com certeza é uma dúvida comum de quem está iniciando o tratamento. A ideia de uma técnica melhor que a outra não reflete a verdadeira dimensão entre as diferenças entre facetas de porcelana e lentes de contato odontológicas. 

Para o dentista, ambos são variantes do mesmo procedimento, sendo a redução do desgaste dentário o fator mais importante. Para o paciente que se interessa por resultados mais estéticos e naturais, a preocupação com a utilização da técnica faz pouco sentido. 

Atualmente, a utilização de procedimentos para aumentar a segurança desses tratamentos possibilita uma redução parcial da substância dentária dura, como na técnica com fragmentos de cerâmica em que apenas parte do dente é recoberta com porcelana. 

No entanto, entender que existem diferentes maneiras de se corrigir problemas na cor e no formato dos dentes é importante para que o dentista que se dedica a uma odontologia estética eficaz tenha um melhor entendimento dos recursos e alternativas à sua disposição.

Atenção aos cuidados que você deve ter com as lentes de contato dental e facetas de porcelana, confira a seguir:

As lentes de contato dental são mais duráveis ​​e as facetas feitas de porcelana demoram muitos anos para perder o brilho ou mudar de cor. Porém, é possível aumentar a durabilidade dessas lâminas delicadas um pouco de cuidado é suficiente para desfrutar dessas cobiçadas mudanças de sorriso por muitos anos.

Pouco cuidado é necessário para prolongar a vida útil do seu tratamento. Conheça os mais importantes: 

✓ Consultas regulares no dentista;

✓ Evite hábitos comuns como roer lápis e roer unhas;

✓ Evite o consumo excessivo de vinhos ou outros alimentos com alto poder de pigmentação;

✓ Uso de placa de bruxismo para pacientes com a doença;

✓ Uso de escovas de dente com cerdas macias;

✓ Higiene oral diária com fio dental ou outros dispositivos para remoção de placa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.