Dentes escurecidos x lente de contato dental: conheça alguns casos de limitações

A estética dos dentes é algo que pode nos proporcionar insatisfação, isto porque sabemos o quanto o nosso sorriso é portfólio para uma vida inteira.

Na maioria dos casos, como resultado da falha do tratamento do canal radicular (endodôntica), esse problema ocorre tão lentamente que pode até ser difícil para o paciente se lembrar do tratamento ortodônticos que já foi realizado. 

E quanto mais escuro o dente escurece, mais complexo pode ser o processo de restauração da cor e harmonia do sorriso.

As causas do aparecimento de dentes escuros são muitas. Em casos individuais, o problema pode estar associado a doenças mais graves, como cistos e tumores, ou mesmo à reabsorção da raiz dentária, cujas causas ainda não são totalmente esclarecidas. 

Veja as principais causas do escurecimento anormal dos dentes:  

 ✓ Erros no tratamento do canal radicular;

 ✓ Fratura da raiz do dente; 

 ✓ Reabsorção da raiz dentária sem causa identificável ou através de cistos e tumores;

 ✓ Necrose pulpar por cárie ou sem causa identificável;

 ✓ Alterações estruturais devido aos antibióticos e flúor, que são consumidos na fase de formação do dente;

 ✓ pinos de metal internos para fortalecer a raiz do dente.

Você sabia que a falha no tratamento do canal radicular escurece o dente?

Como a falha no tratamento do canal radicular escurece o dente. Esse tratamento pode exigir várias consultas, além de instrumentais mecânicos, substâncias químicas que, se não forem totalmente retiradas ao final do procedimento, irão induzir a um escurecimento lento da dentina, camada mais interna do dente.

Outro tipo de falha no tratamento do canal radicular que também pode levar a dentes escuros e acinzentados é a presença de sangue nas porosidades da dentina. 

Com o tempo, o ferro, um dos constituintes do sangue, se decompõe e enferruja literalmente a dentina, causando mudanças de cor que podem ser vistas em cinza, preto ou marrom. 

Ressalta-se que todos esses processos de escurecimento são lentos e não acontecem da mesma forma entre os mesmos dentes da arcada dentária, sendo difícil prever quando iniciará ou quando terminará.

Recuperando os dentes escuros com a lente de contato dental 

A lente de contato dental é a técnica mais popular com faceta de porcelana. Em contraste com as facetas de porcelana, onde a superfície do dente tem que ser desgastada, ela é colada diretamente nos dentes. 

Se a falta de vestimenta odontológica traz mais segurança e rapidez ao tratamento por um lado, também traz desvantagens como limitações de indicações e dificuldades técnicas na implementação pelo dentista especialista, por outro.

Apesar das vantagens, pode não ser uma boa ideia restaurar dentes escuros após um tratamento de canal radicular com lentes de contato dentais. 

Isso porque na maioria das vezes a placa de porcelana é tão fina e transparente que os tons escuros acinzentam o resultado final e apresentam pouca harmonia estética entre os dentes naturais e o dente revestido com a técnica.

Porém, existem situações de escurecimento dos dentes que podem ser bem resolvidas com esta técnica. É o caso, por exemplo, de dentes escurecidos por corantes de alimentos (vinho, café e cigarros) ou de problemas congênitos de formação da estrutura dentária devido à ingestão de certos antibióticos ou ao excesso de flúor. 

Ainda assim, nesses casos, é necessária uma análise cuidadosa, que pode incluir simulações do tipo maquete para verificar a real possibilidade de utilização desse delicado laminado cerâmico.

Lente de contato dental é a técnica mais eficiente, mas exige o desgaste do dente.

Contrariamente à crença popular, o folheado de porcelana é a técnica mais utilizada para transformar o sorriso de artistas e famosos. Menos popular do que as lentes de contato odontológicas, é mostrado para corrigir a descoloração e escurecimento profundo, ou para alinhar os dentes.

Embora seja a técnica mais eficiente entre as disponíveis com laminados cerâmicos, as facetas de porcelana requerem desgaste dentário antes da cimentação (colagem). 

Diversos aparelhos estão atualmente ajudando o dentista a garantir que essas reduções de esmalte sejam realizadas com segurança, mas isso pode desencorajar muitos pacientes desse tipo de tratamento justamente pela irreversibilidade da quebra da estrutura dentária hoje, é vista mais como um símbolo do que um fator de risco para a não utilização do procedimento.

O desgaste dentário necessário para recobrimento de porcelana não é importante apenas para remover superfícies dentais descoloridas ou escurecidas.

Isso dá a lente de contato dental o acabamento e espessura suficiente para bloquear os tons escuros e cinza nos quais é cimentado, garantindo uma melhor reprodução dos detalhes naturais de cor, transparência e fluorescência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.