Desgaste dos dentes: lente de contato dental ou faceta de porcelana, qual é a melhor?

Não é novidade para ninguém, que as transformações tem impacto positivo quando o assunto sorriso, é esse tratamento estão no topo da lista de desejos de muitas pessoas. 

Responsáveis ​​por correções marcantes na cor e no formato dos dentes, essas técnicas, que estão se tornando cada vez mais duráveis ​​e seguras para os dentes, são ideais para quem não quer se preocupar com mudanças constantes. E entre eles, folheados de porcelana e lentes de contato dentais são os mais populares.

 

Porque apostar neste tratamento estético? 

Primeiro que é um tratamento bem rápido, com lentes de contato dentais e facetas de porcelana é rápido. O tempo médio para conclusão é de 14 a 21 dias.

Porém muito cuidado, que vão desde a escolha de um dentista especialista a procedimentos como clareamento dentário, simulações e até gengivoplastia, cirurgia de alinhamento e o nível das gengivas. 

Apesar da simplicidade, a diferença entre essas duas técnicas de faceta de cerâmica, o desgaste dentário adaptativo, exige que o paciente conheça também outros detalhes sobre o tratamento. 

 

Faceta de porcelana e lente de contato dental: qual é a diferença?

É importante deixar claro e ressaltar, que lente de contato dental e faceta de porcelana é a mesma coisa. A única diferença entre eles é que quando o dentista tem que desgastar os dentes para melhorar o resultado estético final, a técnica é chamada de faceta de porcelana. 

Quando os dentes têm condições de cor e forma que conduzem à cimentação direta (colagem) sem desgaste, o nome de lentes de contato dentais é chamado. 

Vale ressaltar, que a diferença não está na espessura. Ao contrário do que se imagina, em alguns casos, por ex. Por exemplo, em pacientes com dentes pequenos, espaços interdentais (diastema) ou nos quais o volume precisa ser aumentado, em comparação com outros tratamentos para transformação de dentes com faceta de porcelana, podendo ser ainda mais espessos. 

 

Desgaste dos dentes proporciona riscos à saúde bucal?

É importante deixar claro que o desgaste no caso do tratamento com faceta de porcelana é necessário e seguro, não irá fazer mal à saúde da sua boca. Na realidade esse desgaste é necessário, pois é preciso que a faceta de porcelana ser encaixe perfeitamente, moldando o dente. 

Os problemas de redução da estrutura dentária decorrem de equívocos no planejamento e execução da equipe profissional, razão pela qual se recomenda a realização deste tratamento com um dentista especialista em próteses ou odontologia restauradora, as duas especialidades odontológicas responsáveis ​​por a implementação desta técnica.

Lente de contato dental e faceta de porcelana tem diferença estética? Qual delas é mais bonita?

Ambas. Se as indicações para lentes de contato dentais e facetas de porcelana estiverem corretas, não espere nenhuma diferença no resultado estético entre elas. 

No entanto, existem restrições a serem observadas no caso de grandes correções na cor e forma das lentes, pois estas são indicadas no caso de pequenas correções ou no caso de dentes cujo espaçamento e inclinação permitem a utilização de laminados mais espessos sem desgaste dos dentes.

 

É confiável a faceta dentaria de resina? 

Apesar dos excelentes resultados estéticos dessa técnica, o material utilizado para o folheado de resina sintética apresenta as desvantagens de menor durabilidade torna-se amarelado e opaco com o tempo e menor resistência à quebra e ao desgaste. 

Por outro lado, as indicações certas para este tipo de laminado dentário podem torná-los uma opção interessante pelo menor preço, pelo menor tempo de tratamento podem ser feitos em apenas um dia – e pela facilidade de reparo.

Por serem feitas com porcelana odontológica, ambas as técnicas são duráveis ​​e resistentes àperda de cor e brilho nos alimentos do dia a dia. 

No entanto, é possível estender a vida útil das lentes e folheados de porcelana com um pouco de manutenção simples. Evitar o consumo de alimentos com alto poder de pigmentação como vinho e cigarros, eliminar hábitos nocivos como roer unhas e usar placas para bruxismo quando essa condição é de intensidade significativa pode adiar a substituição de laminados de cerâmica feios e feios por vários anos sem demora.

 

O bruxismo traz consequência as facetas de porcelana e lente de contato dental?

O bruxismo não é uma contraindicação absoluta para o tratamento com faceta de porcelana. Com a escolha certa de materiais e tecnologia, esses riscos são mínimos e não impedem a realização do procedimento. 

Por outro lado, outros tipos de dispositivos, como as coroas de porcelana pura, um tipo de prótese fixa que se diferencia da faceta de porcelana pelo uso e desgaste das partes invisíveis (estéticas) dos dentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.