Diferença entre faceta e lente de contato dental

Nos últimos anos, a odontologia estética ganhou muito espaço entre o público. As pessoas estão começando a entender a importância de um belo sorriso, tanto pessoal quanto profissionalmente. Existem dois métodos de tratamento mais populares hoje: lentes de contato dentais e facetas de porcelana. Mas qual é a diferença entre uma lente e uma faceta?

Abaixo mostraremos como cada tratamento funciona e as diferenças entre eles. 

O que é lente de contato dental?

É um material laminado ultrafino, semelhante às lentes de contato ocular, que é colado sobre a superfície dos dentes. Geralmente é feita de resina ou porcelana, mas quando é feita do segundo material, torna-se mais espessa – ainda assim, não tão espessa quanto a faceta.

As lentes de contato são consideradas como um tratamento minimamente invasivo, pois, geralmente, não há necessidade de desgastar os dentes para fixar o laminado.

O que é faceta de porcelana?

A faceta de porcelana, também chamada de faceta de cerâmica, é um tipo de lente de contato que também pode ser feita de porcelana.

Atualmente, o material utilizado é o dissilicato de lítio, que é uma cerâmica mais durável do que a porcelana feldspática usada anteriormente e possui propriedades ópticas semelhantes às da dentição natural. Quando a lâmina de dissilicato é ultrafina, é uma lente de contato; quando é mais grossa, é uma faceta.

As facetas são, geralmente, colocadas apenas nos dentes da frente, mas podem cobrir até os pré-molares para evitar o contraste de cor. A mesma coisa deve ser observada nos dentes inferiores. Se a diferença de cor for grande, o ideal é que o tratamento também seja feito na parte inferior da arcada dentária.

Qual a diferença entre lente e faceta?

Espessura

A espessura da faceta de porcelana é, geralmente, entre 0,7 e 2 mm, enquanto as lentes de contato dentais são ultrafinas, com cerca de 0,2 a 0,5 mm. Esse ponto é a grande diferença entre a lente e a faceta.

Desgaste

Em ambos os procedimentos é necessário realizar o desgaste nos dentes antes da colagem do material. Este procedimento é feito para corrigir pequenos desníveis no sorriso, que possam dificultar a fixação do material e a beleza do sorriso.

Precisamente por serem mais espessas, as facetas de porcelana exigem mais desgaste dentário do que as lentes de contato. Dependendo da altura dos dentes, não é necessário realizar desgaste para a colocação das lentes de contato dentais.

Correção

À primeira vista, as lentes de contato odontológicas parecem ser mais vantajosas, mas a grande diferença entre elas e as facetas é o tipo de transformação dos sorrisos.

As lentes de contato são usadas para pequenas correções, como diastema, dentes curtos e pequenas larguras. Por outro lado, as facetas de porcelana permitem grandes modificações na arcada dentária, resolvendo problemas como escurecimento dos dentes, desgaste, restauração, manchas e desalinhamento.

Em tese, as facetas podem substituir o uso de aparelho ortodôntico quando o paciente deseja apenas fazer correções estéticas. No entanto, a colocação da cerâmica causará desgaste excessivo na estrutura dentária, o que prejudicará a saúde do esmalte dentário e exporá a dentina. Além disso, a porcelana fixada na dentina tem uma vida clínica mais longa e leva à sensibilidade após o tratamento.

Cuidados necessários com o seu novo sorriso

Os cuidados após os tratamentos são semelhantes. Os pacientes precisam ter os mesmos cuidados que tinham com os dentes naturais. Evite mastigar alimentos muito duros, roer as unhas e não abra embalagens com os dentes.

Qualquer pessoa com algum tipo de bruxismo precisa ser instruída a usar placa de relaxamento e toxina botulínica nos músculos da mastigação. Não se esqueça de manter uma boa higiene oral para o seu sorriso. Uma das principais razões para o fracasso desses tratamentos é a má higiene dental.

Por fim, mas não menos importante, procure um dentista especializado em na área. O Doutor Marcelo Borille é formado há 18 anos pela UFRGS e trabalha há mais de 15 anos com laminados cerâmicos. Aqui todas as lentes entregues são feitas de maneira exclusiva e manualmente. Diferentemente dos métodos digitais fresados, nossas lentes são enceradas manualmente, uma a uma, resultando em um trabalho individual com muito mais naturalidade e harmonia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.