Faceta de porcelana ou aparelho ortodôntico: qual escolher?

Se você deseja ter o sorriso perfeito, existem muitas opções de odontologia estética para ajudá-lo a alcançar o sorriso natural que caracterize a sua personalidade.  

A questão é: qual opção de tratamento é mais adequada para você?  Algumas das opções de tratamento mais populares que as pessoas escolhem para consertar seus sorrisos são as facetas de porcelana ou os aparelhos ortodônticos.  Ambos são muito diferentes no tratamento em si, mas ambos apresentam resultados fantásticos para quem busca um sorriso melhor e mais saudável.  

Não há, sem dúvida, algum tratamento em odontologia estética tão versátil e transformador quanto as facetas de porcelana. O aparelho ortodôntico é usado, ​​principalmente, para endireitar os dentes, enquanto as facetas ajudam a mudar a forma, o tamanho e a cor dos dentes.  

Como funciona o tratamento com aparelho ortodôntico?

Aparelhos ortodônticos são usados ​​para mudar e mover os dentes gradualmente ao longo do tempo.  Eles são usados ​​para corrigir desalinhamentos dos dentes, bem como várias anormalidades relacionadas à mordida. 

O tempo de tratamento varia de acordo com as necessidades individuais, mas em média os pacientes passam entre um a três anos usando aparelho ortodôntico.

É necessário comparecer a um ortodontista regularmente durante o período de tratamento, para que a progressão do tratamento possa ser monitorada e ajustada.  

Os aparelhos tradicionais são compostos por bráquetes que são fixados na parte frontal dos dentes, com aço inoxidável cimentado nos dentes, fios de arco que se fixam aos bráquetes e orientam o movimento dentário, e pequenos elásticos que se fixam aos bráquetes.  

Os aparelhos dentários possuem uma ampla variedade de formas, estilos e acessórios, permitindo que os usuários personalizem sua aparência.

Vantagens do aparelho ortodôntico

O tratamento ortodôntico com aparelho deixa seus dentes intactos, sendo uma forma não invasiva de endireitar o seu sorriso. Além disso, os aparelhos podem corrigir problemas de alinhamento com a mandíbula ou mordida. 

Se não forem tratados, os desalinhamentos podem causar muitos problemas físicos, incluindo: dores de cabeça de tensão, inflamação das articulações da mandíbula, dores de ouvido, dor de pescoço, retração gengival, dentes soltos e perda de dente.

Desvantagens do aparelho ortodôntico

A maioria das pessoas considera que a maior desvantagem dos aparelhos é o tempo de tratamento, bem como os cuidados posteriores de longo prazo necessários para manter os resultados. 

O período de tratamento com aparelho ortodôntico geralmente é seguido pelo uso de uma contenção para evitar que os dentes voltem às suas posições originais. Normalmente, é necessário que você use um aparelho removível o tempo todo por vários meses após a remoção do aparelho fixo.

Como funciona o tratamento com facetas de porcelana?

As facetas de porcelana são lâminas finas, feitas sob medida, projetadas para cobrir a superfície frontal dos dentes e melhorar sua aparência. Facetas de porcelana resistem a manchas e imitam as propriedades refletoras de luz dos dentes naturais. 

São usadas para corrigir:

  • Dentes escurecidos. Isso pode ser causado por vários motivos, como resultado de tratamento de canal, medicamentos, uso excessivo de flúor ou cavidades obturadas que alteram a aparência e a cor do dente
  • Dentes desgastados, fraturados ou quebrados
  • Dentes de formato irregular ou com espaço entre eles

Vantagens das facetas de porcelana

  • As facetas de porcelana podem melhorar não só a posição dos dentes, mas também a sua forma e cor
  • Geralmente podem ser colocados em poucas visitas ao seu dentista
  • Não mudam de cor com o tempo e são resistentes a manchas
  • Podem ter uma aparência muito natural

Desvantagens das facetas de porcelana

Para que as facetas de porcelana se encaixem corretamente, é necessário remover parte do esmalte do dente para compensar a espessura da faceta. Isso é irreversível e você se comprometerá a facetas pelo resto da vida. 

Considerando a natureza delicada da porcelana, é necessário ter cuidados como: usar uma escova macia para não danificar as facetas, evitar o hábito de morder objetos duros como canetas, e ter muito cuidado ao mastigar alimentos sólidos e duros. 

Qual método devo escolher?

Para determinar se o mais adequado para o seu caso será os aparelhos ortodônticos ou as facetas de porcelana, você e seu dentista deverão analisar os prós e os contras de cada opção, bem como o fator saúde de seus dentes e suas necessidades estéticas.

Procure um dentista especializado na área. O Doutor Marcelo Borille é formado há 18 anos pela UFRGS e trabalha há mais de 15 anos com laminados cerâmicos. Aqui todas as lentes entregues são feitas de maneira exclusiva e manualmente. Diferentemente dos métodos digitais fresados, nossas lentes são enceradas manualmente, uma a uma, resultando em um trabalho individual com muito mais naturalidade e harmonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.