Faceta de porcelana procedimento seguro, mas que requer atenção

As facetas de porcelana, atualmente, são um dos tratamentos dentários mais populares. Responsáveis ​​por sorrisos incríveis e alinhados de artistas e celebridades, são eles que estão por trás das correções mais perceptíveis de cores e formas de sorrisos.

A faceta de porcelana é uma lâmina de cerâmica delicada que cobre apenas a parte estética dos dentes. Ela tem uma variedade de indicações, incluindo alinhamento de dentes tortos, fechamento de diastemas e alteração na estética do sorriso.

O tratamento com facetas de porcelana requer algumas consultas ao dentista. Desde as fotos iniciais e clareamento dos dentes até a colagem das lâminas nos dentes, o tempo médio de tratamento é de 14 a 21 dias.

Além disso, o tratamento com faceta de porcelana é irreversível. Uma vez colocado, removê-lo requer substituí-lo por outro. Por isso, é preciso ter muito cuidado para obter um efeito estético e se adaptar adequadamente aos dentes, embora seja muito durável e possa trazer mais segurança ao evitar trocas repetitivas.

Por que é necessário desgastar os dentes para colocar a faceta de porcelana?

O objetivo de desgastar os dentes, é criar uma superfície regular e uniforme, de forma que as lâminas tenham a mesma espessura, o que favorece a construção de dentes alinhados e nivelados.

A redução da estrutura dental também tem a função de eliminar problemas de cor causados ​​por restaurações dentárias de resina, escurecimento dentário após tratamento de canal e até mesmo manchas por uso de antibióticos.

Riscos associados ao desgaste nos dentes

Problemas no tratamento com faceta de porcelana podem estar associados a falha de planejamento e execução e ao uso de materiais de qualidade inferior.

O dentista deve evitar a redução excessiva da estrutura dentária ao desgastar os dentes. Os riscos mais comuns associados ao tratamento com faceta de porcelana são: o aumento da sensibilidade nos dentes ou descolamento e quebra das facetas. Contudo, essas condições são facilmente contornadas. 

Porém, erros na execução do procedimento podem causar problemas mais sérios, desde tratamento de canal (quando o desgaste é exagerado) até mesmo a substituição das facetas devido a infiltrações por cárie dentária (quando a lâmina é mal confeccionada ou mal colada aos dentes).

Por outro lado, a falta de higiene dental também pode ser a causa de problemas com a faceta de porcelana. Procedimentos estéticos com facetas de porcelana requerem dedicação na limpeza e remoção da placa bacteriana, exatamente como devem ser feitos nos dentes naturais.

Os dentes ficam mais frágeis com o desgaste dentário?

O maior medo dos pacientes que resolvem aderir às facetas de porcelana é o desgaste de seus dentes. O receio de ocorrer uma fratura ao mastigar alimentos mais duros é natural, mas não precisa ser assim.

Após a aplicação da faceta de porcelana, os dentes desgastados recuperam sua resistência a fraturas, por isso é raro ver isso acontecer. 

Garanta a segurança da sua faceta de porcelana

Para garantir a segurança dos dentes ao realizar um tratamento com faceta de porcelana, uma série de cuidados devem ser adotados, garantindo assim maior segurança, seja nos dentes desgastados ou no resultado final do tratamento.

Existem alguns protocolos de segurança que devem ser seguidos pelo dentista, como: simulações estéticas para determinar o número exato de dentes necessários para mudar o sorriso, a moldagem e a colagem com materiais de alta qualidade para prevenir problemas como infiltrações causadas por cáries dentárias ou sensibilidade a alimentos frios, doces e ácidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.