Faceta de resina ou porcelana? Qual escolher

As facetas dentárias são utilizadas para corrigir imperfeições, espaços interdentais, mudança de cor, fraturas, entre outros. Elas são de dois tipos: resina e porcelana. Ambas podem ter a mesma cor dos dentes, mas são diferentes e indicadas para situações diferentes.

A resina composta é mais acessível, mas sua durabilidade não é tão boa quanto a de porcelana. Ao usar facetas de porcelana, o esmalte dos dentes originais geralmente é ligeiramente desgastado, o que não é necessário para facetas de resina.

Outra diferença entre os tipos de faceta está relacionada ao tempo de tratamento. A resina composta dispensa o uso de molde, e o resultado pode ser obtido em apenas uma sessão. Por outro lado, facetas de porcelana requerem mais tempo, porque a peça é feita de acordo com o molde da arcada dentária, então por um período é necessário que o paciente use um material provisório para que possa testar o material, só assim o dentista pode cimentar os dentes e completar o procedimento.

O consumo de alimentos coloridos pode reduzir a durabilidade das facetas de resina, porque é um material usado diretamente nos dentes, suas micropartículas com o passar do tempo podem ficar pigmentadas. A falta de higiene também pode causar problemas de durabilidade. É preciso prestar atenção na manutenção dos materiais e nas consultas de rotina.

Faceta de resina

A faceta de resina é amplamente utilizada para tratamentos estéticos rápidos. Isso ocorre porque elas podem ser colocadas em uma visita ao dentista e, geralmente, exigem menos desgaste dentário quando colocadas.

Elas podem ser usadas ​​para pequenas melhorias no formato, como:

Existem vários tipos de resinas no mercado, mas, de um modo geral, as facetas feitas com esse material têm uma vida útil mais curta do que as de porcelana.

Facetas de porcelana

Facetas de cerâmica ou porcelana são frequentemente usadas ​​para transformações mais significativas nos dentes, como:

  • Mudança de formato
  • Tem um efeito clareador mais significativo em dentes muito escuros e manchados
  • Alinhamento de vários tamanhos
  • Recuperação do desgaste causado pelo bruxismo
  • Fechar espaços

Além disso, as facetas de porcelana estão disponíveis em uma variedade de formas, pois esse material pode ser totalmente customizado e adequado para cada paciente.

Embora todas as facetas precisem ser substituídas se ocorrer algum dano, as facetas de porcelana são mais duráveis ​​do que as de resina. Na maioria dos casos, elas também têm maior resistência a manchas e mantêm a cor uniforme.

Como escolher entre a faceta de resina e a faceta de porcelana

Em muitos casos, a escolha entre a faceta de resina e a faceta de porcelana não pode ser feita apenas pelo paciente. Por exemplo, esse é o caso de dentes que ficaram escurecidos ou manchados pelo uso de certos antibióticos ou após o tratamento de canal. Outra condição que requer orientação especial do dentista são os dentes desgastados por bruxismo, o que requer atenção à resistência da faceta dentária.

Quando o dentista indica que as duas técnicas estão disponíveis, a escolha é do paciente. Pessoas que são sensíveis ao preço mais alto da faceta de porcelana, podem encontrar na faceta de resina um tratamento rápido e com resultados. Apesar da menor durabilidade, ela fornece uma solução eficaz quando as mudanças no sorriso são importantes e imediatas.

A faceta de porcelana é adequada para quem deseja alta durabilidade sem se preocupar com substituições frequentes ou outros contratempos. Outras vantagens dessa técnica, como a capacidade de restaurar dentes desgastados por bruxismo, também são lembradas por quem escolhe a faceta de porcelana como tratamento ideal.

Cuidados necessários com as facetas dentais

Independentemente do material utilizado, os pacientes devem manter a higiene bucal após o tratamento com as facetas dentárias. Isso ocorre porque elas são apenas “capas” e não podem impedir o aparecimento de cáries. Além disso, a falta de higiene pode causar problemas nas gengivas e perda de dentes.

Certifique-se de escovar os dentes após as refeições e usar fio dental pelo menos uma vez ao dia. Evite roer as unhas, tampas de canetas e abrir frascos com os dentes. Isso ajudará a prolongar a vida útil das facetas. Além disso, é recomendável evitar alimentos ricos em corantes e ácidos, pois podem causar manchas.

Visitar o dentista pelo menos uma vez por ano para prevenção e manutenção é essencial para que as suas facetas tenham uma boa durabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.