Facetas de Porcelana: o que é, quando fazer e durabilidade

Faceta de porcelana, o que é?

Muitas pessoas têm tratamentos de estética dentária em suas listas de desejos. São muito populares devido à notável correção da cor e forma dos dentes, são fáceis de identificar devido a simetria e alinhamento, difíceis de serem encontrados até mesmo nos dentes naturais. Para quem não sabe, as grandes estrelas desse procedimento são as facetas dentárias.

Existem três técnicas de facetas dentárias, as facetas de porcelana, as facetas de resina e as lentes de contato dentais. A faceta de porcelana, também chamada de faceta cerâmica, é feita de cerâmicas odontológicas específicas, que também podem ser denominadas de laminado cerâmico, um termo mais adequado para descrever sua função.

As facetas de porcelana cobrem apenas as partes estéticas e visíveis dos dentes, através de lâminas finas. Por esta razão, requer desgaste adaptativo dos dentes para fornecer espessura uniforme, o que é essencial para a correção significativa da cor e forma do dente.

A principal diferença entre as facetas de porcelana e as lentes de contato odontológicas é o desgaste dentário para redução e padronização da estrutura dentária. O processo é seguro, mas irreversível e requer cuidados extras e planejamento para que tudo corra como esperado, sem problemas ou frustrações.

Quando usar facetas de porcelana 

Para que a faceta de porcelana tenha durabilidade e estética satisfatória, suas indicações devem ser respeitadas. Para que isso aconteça com precisão, é necessário aliar a avaliação clínica e radiológica dos dentes e da arcada dentária, aos desejos e expectativas estéticas do paciente que deseja o tratamento. 

Quando fazer: Indicações para facetas de porcelana

  • Correção de pequenos problemas estéticos
  • Ao longo da vida, alguns fatores podem gerar muito desconforto e prejudicar a beleza de um sorriso. Alguns são:
  • Ingestão regular de alimentos pigmentados;
  • Tratamento de canal, que pode fazer com que os dentes fiquem escuros;
  • Hábito de fumar
  • Bruxismo;
  • Trauma dentário.

Para essas situações, as facetas de porcelana são a escolha ideal, pois podem conferir aos dentes novas cores e formas, muito naturais quando bem feitas. Elas também favorecem pacientes com dentes levemente desalinhados que não desejam se submeter a tratamento ortodôntico.

Durabilidade e resistência

A porcelana é um material tão forte quanto os dentes naturais, portanto, se você seguir as instruções do dentista quanto aos cuidados adequados, estima-se que as facetas durem 10 anos ou mais. Portanto, é um tratamento é com ótimo custo-benefício, porque é improvável que precise ser refeito.

Reparar esmalte danificado

O consumo de alimentos e bebidas ácidas, combinado a uma escovação agressiva dos dentes, pode danificar o esmalte dentário e causar alterações na cor e na sensibilidade dentária. Diante dessa situação, as facetas de porcelana são um possível tratamento para corrigir esses danos.

Garante brilho para os dentes

As facetas dão brilho diferente ao sorriso, que pode ser mantido sem esforço. Basta limpá-las adequadamente e ir ao dentista a cada seis meses para que o profissional realize um polimento.

Harmoniza a coloração dos dentes

Antes de instalar as facetas, o paciente poderá dizer a cor do sorriso que deseja. De um modo geral, tons mais claros são escolhidos para proporcionar beleza e juventude. O mais importante é que essa tonalidade não mude com o tempo, permitindo que as pessoas vivam uma vida normal sem serem restringidas por alimentos pigmentados.

Cuidados com as facetas de porcelana

Muitos pacientes negligenciam a saúde bucal por acreditarem que, como os dentes estão cobertos com a faceta, não há necessidade de limpá-los. Isso é mentira!

Após o tratamento, você deve continuar a escovar os dentes, usar fio dental e evitar comer alimentos duros, caso contrário, as peças de porcelana podem fraturar. Certifique-se de ir ao dentista regularmente para que ele possa verificar se está tudo certo com o seu novo sorriso.

Se você notar que depois de um período de tempo, seus dentes naturais estão mais escuros do que os dentes com facetas, você pode usar o método de clareamento novamente para uniformizar o tom. Basta conversar com o seu dentista para entender a possibilidade de minimizar esse contraste.

Com todas as vantagens das facetas de porcelana, você já deve ter percebido que são um excelente investimento. Porém, lembre-se de encontrar um especialista para atender todas as expectativas relacionadas aos resultados desejados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.