Facetas de Porcelana: quais os cuidados necessários?

A odontologia estética continua inovando e sempre buscando formas de melhorar o seu sorriso. Como exemplo, a faceta dental é um dos recursos disponíveis para tornar seus dentes com aparência mais bonita e saudável.

Percebeu uma pequena falha em seu sorriso ou notou que seus dentes escureceram? A faceta dental pode resolver o seu problema! As facetas de porcelana são uma forma rápida de obter um belo sorriso. É um tratamento muito indicado para pessoas com dentes manchados ou apresentando espaços. 

O que são facetas?

Em resumo, as facetas funcionam como “dentes falsos”, que são inseridos por cima dos dentes originais sem a necessidade de implante. As facetas dentárias são restaurações de cerâmicas finas (variando entre 1 e 1,5 mm) coladas na parte frontal dos dentes e usadas como uma cobertura estética. Essa técnica atende a pequenos problemas que causam desconforto estético ao paciente, pois ajuda a criar um sorriso mais harmonioso e natural.

Elas podem ser aplicadas em um único dente ou em toda a arcada dentária. Tudo dependerá do estado natural dos dentes e da avaliação do dentista durante a consulta. Vale ressaltar que as facetas dentárias são consideradas um tratamento irreversível, pois, em muitos casos, alterações na estrutura dentária são necessárias para um encaixe adequado. 

Por que as facetas são usadas na Odontologia?

Em comparação com as coroas, as facetas são menos invasivas. Além da questão estética, as facetas também podem ser usadas ​​para fechar espaços entre os dentes ou corrigir pequenos desalinhamentos. As facetas também podem servir como uma solução cosmética para realçar o brilho dos dentes e corrigir descoloração.

Colocação de facetas

Primeiro o dentista avalia a necessidade de reparar dentes danificados, como limpar tártaros ou tratar cáries. Para que a faceta se encaixe com precisão no dente a ser tratado, o dentista precisa realizar alguns procedimentos. Na escolha das facetas de porcelana, o primeiro passo é fazer uma pequena abrasão na superfície frontal do dente, para facilitar o encaixe do revestimento. Mas em alguns casos, esse processo não é necessário.

Em seguida, o profissional viabiliza os moldes e os encaminham ao laboratório para a confecção da faceta. Durante este intervalo, os pacientes podem usar facetas de resina provisórias. Para colar o revestimento nos dentes, os dentistas usam um produto chamado cimento resinoso para aplicar a faceta provisória e facilitar o processo de remoção. Durante todo o processo de preparação dos dentes e colocação das facetas, o paciente é anestesiado. Desta forma, o desconforto é o mínimo possível.

Cuidados com as facetas

Os cuidados para a limpeza das facetas deve ser o mesmo que os cuidados para manter os dentes saudáveis. Escove os dentes pelo menos 2 a 3 vezes ao dia, usando um creme dental não abrasivo e que não contenha nenhum produto químico clareador contendo flúor. É necessário usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia, para evitar que resíduos de comida se acumulem entre os dentes, evitando assim o início de um processo bacteriológico. Dessa forma, a placa bacteriana e os resíduos de alimentos que causam cáries ou problemas gengivais podem ser removidos.

Considerando a delicadeza da resina e da porcelana, outros cuidados devem ser tomados. Use uma escova macia para não danificar a superfície facetada, evite o hábito de morder objetos duros, como canetas, e tenha muito cuidado ao mastigar alimentos sólidos e duros. Reduza a ingestão de café e outros alimentos que causam manchas.

Outro cuidado importante na escolha das facetas é consultar o dentista regularmente. Ao avaliar as margens entre as facetas e os dentes, o profissional pode evitar o risco de infiltrações, fraturas e outros problemas, e identificar o início de manchas e inflamações na gengiva. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *