Lente de contato dental e facetas de porcelana: Remoção ou substituição

Um sorriso vale mais do que mil palavras, é quando se trata de saúde bucal todo o cuidado é pouco. A transformação do sorriso com lentes de contato dentais e facetas de porcelana está no topo da lista de desejos de muitas pessoas. 

Apesar de correções significativas na cor e no formato dos dentes, essas delicadas facetas de porcelana não são permanentes e podem estar sujeitas a defeitos de fabricação que precisam ser removidos com o tempo. 

Mas com que frequência você eventualmente tem que mudá-los? Atualmente, o principal motivo da remoção é o resultado estético final insatisfatório. 

Além disso, a perda de brilho comum nas facetas antigas ou a falta de adaptação aos dentes podem tornar necessária a substituição dessas facetas de porcelana sensíveis. 

Porém, para que o procedimento seja seguro e não surpreenda a agenda do paciente, um pouco mais de informações sobre o assunto é essencial.

 

Conheça os riscos da remoção das suas lentes de contato dental:

Independentemente da técnica utilizada, a remoção das lentes de contato dentais e das facetas de porcelana é um tratamento seguro para os dentes. 

Para conseguir isso, no entanto, uma série de medidas de segurança devem ser tomadas para evitar desgaste adicional na superfície do dente e, mais importante, danos à parte mais sensível e vital, a polpa do dente a parte mais interna dos dentes, dentes onde eles estão localizados. os nervos e vasos sanguíneos dos dentes. 

Quando acontecem, estão vinculados a falhas profissionais. Outra possível complicação, também rara, é a necessidade de tratamento endodôntico no caso de danos à polpa dentária, quando o desgaste para adaptação das lâminas é muito profundo.

Vale ressaltar, que o mais importante no tratamento odontológico de remoção de lentes de contato e facetas de porcelana é que existam protocolos e dispositivos de segurança para que o procedimento possa ser realizado sem problemas para os dentes. Feito com cuidado e com a técnica certa, a remoção pode ser feita várias vezes, independentemente da causa da remoção.

Passo a passo da remoção da sua lente de contato dental: veja como é feita

Todo procedimento para remoção de lentes de contato dentais e facetas de porcelana possui diversas técnicas que podem ser utilizadas em conjunto ou isoladamente. 

Se for necessário apenas remover lentes de contato dentais que não requerem desgaste dentário em sua fabricação, o processo é bastante simples. 

A remoção da faceta de porcelana não só consome mais tempo, como também exige paciência e cuidados especiais para que outra camada não seja removida além das camadas de esmalte ou dentina que já foram removidas durante a confecção.

Fase do desgaste

Esta é a técnica mais comum. Usando brocas diamantadas, o dentista remove cuidadosamente a faceta de porcelana até atingir a camada interna de adesivo (cola) que é usada para colar a lente e o verniz aos dentes. 

O mais importante neste tratamento é que este desgaste não atinja a superfície dos dentes. Além disso, pode ser complementado por outras técnicas, como vibração ultrassônica ou lixamento com discos de lixa para remover qualquer camada adesiva remanescente próxima aos dentes.

Ultrassom 

Utilizado para remover detritos de porcelana e Adesivos que são usados ​​para colar as lâminas aos dentes, é um procedimento que complementa a remoção prévia com uma broca de diamante ou laser.

Laser 

Para remoção de facetas de porcelana com pouco ou nenhum desgaste nos dentes, a técnica de remoção de lentes de contato dentais e facetas de porcelana com laser LiteTouch traz mais praticidade e rapidez ao procedimento quando as lâminas estão distantes da parte vital dos dentes (polpa dentária).

 

Cuidados e durabilidade são pontos de atenção quando o assunto é lente de contato dental

O tempo de troca das lentes de contato dentais e facetas de porcelana é a vida útil. Questões como a qualidade e o tipo da cerâmica (porcelana) utilizada e a correta indicação dessas técnicas ou mesmo a falta de adaptação aos dentes influenciam na vida das facetas de porcelana. São que a maioria dos pacientes só toma conhecimento posteriormente após o tratamento.

Quanto tempo duram as lentes de contato dentais e as facetas de porcelana? Com que frequência você precisa trocá-los? Embora raros, alguns estudos científicos sobre a durabilidade das facetas dentárias laminadas têm demonstrado que, duram por cerca de dez anos após o tratamento.

O cuidado com as facetas de porcelana e lentes de contato dentais, por sua vez, afeta a vida útil das facetas.

Além de usar pastas e escovas de dente que minimizam o desgaste da superfície da lâmina, o que significa que o brilho e a textura são retidos por muito mais tempo, a higiene bucal cuidadosa e as visitas regulares ao dentista ajudam a aumentar a durabilidade e a longevidade do tratamento.

A faceta de resina é uma alternativa mais barata do que as facetas de porcelana. Colocada em uma única consulta, ela produz naturalmente resultados estéticos notáveis ​​e oferece uma alternativa para quem precisa substituir suas facetas de porcelana, mas não pode arcar com os custos mais elevados de remoção ou confecção de novas facetas de porcelana.

Embora eficientes, as facetas de resina sintética não podem substituir as técnicas de cerâmica em todas as situações. 

 

Pontos de atenção ao tirar as lentes de contato dental:

Se você é uma pessoa que está pensando em remover suas lentes de contato dental, algumas dicas básicas podem fazer toda a diferença para quem está pensando em remover suas lentes de contato dentais ou facetas de porcelana. Quer se trate de erros de ajuste, problemas de sensibilidade e mau hálito ou apenas uma atualização estética, você pode se organizar de forma ideal para evitar surpresas na remoção de facetas de porcelana. Veja o que são: 

  • Restaurando a saúde da gengiva em uma consulta antes do dia da remoção;
  • A remoção das lentes de contato dentais sem posterior revestimento (novo tratamento) é limitada às facetas, que foram feitos sem abrasão dentária;
  • Organize sua programação: a retirada de muitas facetas de porcelana nem sempre pode ser feita no mesmo dia;
  • Simulação fotográfica e maquetes podem ser iniciadas antes mesmo da remoção;
  • Na remoção de facetas de porcelana, é possível fazer uma cópia exata da faceta removida durante o pós-tratamento,
  • Durante a fase com restaurações temporárias, podem surgir sensibilidades temporárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.