Lente de contato dental é indicado para quem sofre de bruxismo?

É um problema mais comum do que pensamos, o bruxismo é um dos principais motivos da ida ao dentista, isto porque é um problema que prejudica a saúde em geral e estética dos dentes.

Consertar o desgaste causado pelo bruxismo com sofisticados tratamentos odontológicos com lentes de contato pode não ser uma ideia tão boa quanto parece. 

Este artigo discute as causas do desgaste do bruxismo, os desafios e problemas da tecnologia de lentes de contato odontológicas e as alternativas de tratamentos que restauram a harmonia do sorriso.

 

Entenda o que é bruxismo:

O bruxismo é uma disfunção involuntária de ranger e cerrar os dentes. Por conta dessa ação contínua, o paciente pode desenvolver outros problemas de saúde. 

Dessa forma, a doença precisa ser tratada imediatamente. Além do desgaste dentário, os pacientes com bruxismo também podem apresentar dores de cabeça, dores na musculatura mastigatória, fraturas dentárias, problemas na articulação temporomandibular e até no canal radicular, explica o dentista. 

O bruxismo é mais comum durante o sono. Portanto, é importante estar ciente dos sintomas, pois o período que ocorre torna difícil a percepção. É interessante pedir às pessoas que dormem ao seu lado que observem a ação durante o sono.

 

Lente de contato X bruxismo: é indicado?

É importante ressaltar, que a lente de contato dental é a técnica mais popular entre as disponíveis com folheados dentais. Em contraste com a faceta de porcelana, não requer nenhum ajuste ao desgaste do dente antes da colagem aos dentes. 

Apesar dessa função, que torna o tratamento mais seguro, ela se limita a restaurar dentes desgastados, tortos ou com problemas de cor. O uso de lentes de contato dentais para restaurar o desgaste dentário causado pelo bruxismo é até comum. 

O problema é que, se os casos não forem notificados, corre-se o risco de fraturas ou descolamentos frequentes. Na verdade, isso não é surpreendente, especialmente quando usado em pessoas com condições médicas graves. 

Apesar das limitações e dos problemas do uso de lentes de contato dentais em restaurações dentárias afetadas pelo bruxismo, é um tratamento eficaz. 

Porém, para que sejam duráveis ​​sem contratempos, devem ser respeitadas as limitações impostas pelo material, bem como a intensidade e os danos já causados ​​pelo distúrbio neuromuscular.

Como restaurar os danos causado pelo o bruxismo?

O bruxismo é algo que mexe com a estrutura da nossa boca e com isso afeta o nosso sorriso, então é extremamente importante que você procure fazer o tratamento com um profissional de confiança no assunto. 

A realização de tratamento odontológico com lentes de contato em pacientes com bruxismo requer uma especificação precisa da técnica. É sem dúvida o fator para o sucesso ou insucesso do tratamento.

Características dos dentes das pessoas que possuem problemas com bruxismo:

Aqui estão algumas características que as pessoas que sofrem de bruxismo devem ter para evitar problemas futuros, como fraturas e descolamentos: 

✓ Os dentes devem ser fáceis de desgastar devido ao bruxismo;

✓ não tem histórico de dentes fraturados devido ao bruxismo;

✓ dentes não podem ter restaurações dentárias extensas;

✓ pacientes devem ser tratados para bruxismo: sem dor, desconforto;

✓ A força muscular ao cerrar os dentes deve ser leve.

Uso incorreto das lentes de contato pode ocasionar uma série de problemas, confira:

Erros de tratamento com lentes de contato dentais são raros. As causas mais comuns são erros na indicação da tecnologia, em que as placas de porcelana sensíveis com as quais os dentes são recobertos são expostas a forças e impactos que vão muito além de sua capacidade de carga. 

Confira os problemas de lentes de contato dentais mais comuns no tratamento do bruxismo: 

✓ pequenas fraturas de canto; 

✓ trincas; 

✓ Destacamentos,

✓ Espessura excessiva (resultado estético pobre).

Alternativas hoje para recuperar os dentes danificados pelo o bruxismo:

A odontologia cresceu muito e com isso os existem muitos tratamentos hoje viáveis para quem sofre de um problema como este, afinal o bruxismo é muito comum. Desde de procedimentos mais simples, até os mais complexos, o importante é correr e tratar, veja a seguir os possíveis tratamentos.

  1. Coroa dentária de porcelana

É uma das técnicas mais resistentes para quem busca durabilidade, porém é uma indicação dada a casos mais complexos e severos de danos causados pelo o bruxismo.

  • Restauração de resina

Esse tratamento é mais em conta a respeito de custo, é um dos mais populares também, porém tem uma durabilidade menor do que o tratamento indicado acima, é uma indicação feita para casos de degaste mais leve.

  • Faceta de resina

Assim como a restauração de resina sintética, a faceta de resina sintética é adequada para casos selecionados de bruxismo nos quais as forças musculares de ranger e dentes planos são baixas.

  • Fragmento Cerâmica

Técnica semelhante às lentes de contato odontológicas, o fragmento de cerâmica, também chamado de restauração dentária on-lay, é uma alternativa permanente. O preço mais alto do tratamento é a principal desvantagem.

 

Conheça a Placa de Bruxismo

Alguns dos pacientes em tratamento odontológico com lentes de contato já usam placas para bruxismo. Além da cefaleia e das dores faciais e da dificuldade em abrir a boca, isso também se deve ao desgaste dos dentes da frente. O tipo de placa de bruxismo mais indicada de acordo com o Tratamento com lentes de contato odontológicas é a rígida, de acrílico. Mais eficiente na redução do ranger e do nivelamento dos dentes, é mais durável e proporciona um sono mais revigorante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.