Lente de contato dental é mais segura? Evita desgastar os dentes?

Você sabia que o tratamento com as lentes de contato dental ajuda muito no bruxismo?

Sem falar na estética que é maravilhosa, ajuda a reduz uma série de riscos e outros problemas que podem prejudicar o seu sorriso.

As lentes de contato dentais não devem faltar na lista de desejos de muitas pessoas. São elas que estão por trás dos efeitos dos sorrisos de artistas e famosos, trazendo dentes com assimetrias e cores que muitas vezes não são encontradas nos dentes naturais.

A lente de contato dental é uma placa de porcelana fina colada às partes externas visíveis dos dentes. Fabricado em laboratórios especializados, oferece alta durabilidade e excelentes correções na cor e forma dos dentes, podendo inclusive substituir o tratamento com aparelhos ortodônticos no alinhamento de dentes tortos e estreitos.

Uma das principais vantagens das lentes de contato dentais é que é uma técnica muito segura para os dentes. Reversível, pode ser retirada a qualquer momento pelo dentista no consultório odontológico e evita problemas como aumento da sensibilidade contratempos bastante frequentes em procedimentos com facetas de porcelana.

 

Conheça os benefícios que a lente de contato pode proporcionar ao seu sorriso:

Com as lentes de contato a primeira coisa que você vai notar é que você não vai mais ranger os dentes, esse procedimento é feito de maneira colada diretamente na superfície do dente após a moldagem, não há riscos para os dentes associados à redução do comprimento e da espessura dos dentes na técnica de recobrimento de cerâmica.

O desgaste dentário é uma ideia que desencoraja muitos pacientes de usar tratamentos de faceta de porcelana. Na verdade, apesar da segurança dessa técnica, ainda há motivos para tentar outro procedimento estético que, se não produzir os mesmos resultados, pode chegar perto. 

O tratamento com facetas dentárias vale a pena se os dentes já tiverem várias restaurações de resina dentária. Nestes casos, a degradação da substância dentária dura pode muitas vezes ser ainda menor do que o desgaste que já ocorreu para adaptar os plásticos aos dentes.

Se os dentes tiverem restaurações mínimas ou forem muito tortos e superlotados, outros tratamentos podem ser tentados. Um deles é o tratamento com aparelho ortodôntico. 

Outra técnica menos conhecida é conhecida como fragmento de cerâmica, uma versão derivada das lentes de contato odontológicas que é ainda mais segura para os dentes.

 

É preciso lixar/desgastar os dentes para colocar as lentes de contato?

Com a colocação de lentes contato dental, o processo de desgaste dos dentes (retificação) é mínimo ou inexistente. Ao tratar com a faceta de porcelana, você tem que usar bem o dente para poder colar a faceta nele.

Mas o que fazer se os dentes precisarem ser desgastados? 

O objetivo é indicar os pontos exatos de desgaste para evitar reduções excessivas (profundas) que podem afetar as partes vitais dos dentes. Outra técnica utilizada para redução de risco é a simulação esperada dos resultados do tratamento. 

Realizado em modelos de gesso ou diretamente nos dentes, na técnica conhecida como mockup, fornece uma visão geral esperada da extensão e profundidade da redução dentária necessária para acomodar facetas de cerâmica.

 

Quais são os problemas que o desgaste dos dentes pode proporcionar?

As intervenções em odontologia estética estão sujeitas a complicações. Problemas com o tratamento com lentes de contato dentais e facetas de porcelana também podem ocorrer, embora raramente. 

Confira os problemas mais comuns relacionados ao desgaste dentário durante o tratamento com faceta de porcelana: 

  • Sensibilidade dentária temporária (desaparece em alguns meses);
  • Dor (partes vitais são afetadas, tratamento de canal radicular necessário),
  • Fratura (desgaste excessivo dos dentes sem reforço interno).

Lente de Contato Dental em resina é uma alternativa

Hoje é muito comum que as lentes de contato em resina sejam utilizadas, o resultado é incrível e seu sorriso continua harmônico é natural. O preço é muito mais acessível e pode ser colocada em apenas uma sessão, o legal desse procedimento é que você não vai precisar desgastar os dentes para colocar as suas lentes de contato dental.

A famosa faceta de resina pode substituir as lentes de contato odontológicas em quase todas as situações, ela é bem versátil e o resultado fica incrível.

É importante que você saiba que o bruxismo realmente parece ser a única contraindicação. Seus dentes ficarão bem naturais e o seu sorriso radiante, o legal que é uma técnica rápida, super versátil e flexível que vai transformar o seu sorriso. 

Vale ressaltar, que a única desvantagem da lente de contato em resina é que ela dura menos do que a de porcelana, por isso o valor é mais acessível, é importante manter a sua visita ao dentista periodicamente em dia para que sempre esteja fazendo a manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.