Confira aqui o passo a passo da confecção das lentes de contato dentais realizado pelo dentista no consultório.

Passo a passo: 1

Consulta inicial:

Na consulta inicial iremos conversar com o paciente para saber o que ele gosta e não gosta no seu sorriso. Quais as expectativas do paciente, e examinar o paciente para ver se é possível realizar lentes de contato dentais nele e quantas serão necessárias para atingirmos o objetivo. Então realizamos o orçamento.

Fotografias iniciais:

Se aprovado o orçamento já fizemos as fotografias iniciais que nos ajudarão na comunicação com o protético e no planejamento digital do sorriso.

Moldagem para enceramento:

Nesta mesma consulta já realizamos a moldagem inicial para a confecção do enceramento. O enceramento é um projeto em cera que o protético realiza sobre o modelo de gesso projetando o resultado final do caso.

Passo a passo: 2

Prova Mockup:

Com o modelo encerado que recebemos do laboratório de prótese dentária confeccionamos uma muralha de silicone para transferir esse enceramento para a boca do paciente. Preenchemos essa muralha com uma resina especial e levamos à boca do paciente para ver o resultado. Adições de resina ou reduções nela são possíveis de serem feitas para chegarmos no resultado que agrade paciente e profissional. Se aprovado podemos passar para o próximo passo.

Preparo:

Com esse enceramento instalado (Mockup) fizemos o preparo do dente com as reduções necessárias para receber o trabalho final. Dependendo do caso o desgaste realizado nem chega a tocar o dente. Dentes que estão girados ou fora de posição acabam tendo um desgaste maior, mas muitos pacientes preferem do que ter que usar aparelho ortodôntico antes. Mas na maioria dos casos as reduções são mínimas somente para acomodar a lente de contato dental que é muito fina. Por ultimo retiramos o resto de resina do mockup e realizamos um polimento.

Moldagem:

Neste momento realizamos uma moldagem similar a inicial, com silicone, para ser enviado ao técnico de prótese dentária para confeccionar as lentes. Junto com elas mandamos as alterações que devem ser feitas no trabalho final que realizamos no mockup em resina.

Provisório:

Dependendo das reduções realizadas faremos um provisório de resina, a mesma do mockup, no mesmo formato dos dentes antes das reduções utilizando a moldagem inicial. Nesse passo podemos até mesmo simular outras cores se for desejo do paciente.

Passo a passo: 3

Prova:

Nesta momento, após ter recebido as lentes de contato dentais de porcelana do protético, vamos realizar a prova do trabalho em boca. Ela é feita com cimentos de prova que estabilizam os laminados no lugar e podemos mostrar para o paciente como ficará o resultado final.

Cimentação:

Se aprovado passamos para o próximo passo, talvez o mais importante. A cimentação das lentes de contato dentais é realizada com um sistema adesivo para a adesão da lente no dente. As lentes dentais e o dente passam por um processo que propiciará uma perfeita união deles através de um cimento resinoso fotopolimerizavel (polimerizado por luz). Aquela famosa luzinha azul do dentista é quem faz o cimento resinoso endurecer e colar a lente ao dente.

Acabamento:

Com pontinhas e tiras de lixa diamantadas tiramos os excessos de cimento resinoso. E com pontas de silicone diamantadas realizamos o polimento final na interface dente e lente para uma adaptação perfeita.

Fotografias finais:

O ultimo passo é a realização das fotografias finais do caso. Nem sempre pode ser realizada no mesmo dia pois o paciente pode estar anestesiado. O ideal é que realizemos elas cerca de 15 dias depois da entrega do trabalho.