Quando utilizar lentes de contato dental?

A verdade é que, ao contrário do que você pensa, a técnica de lentes de contato dentais é usada em um número mínimo de pacientes. Pelo menos deveria. 

E são as indicações erradas que deram à técnica muitas dores de cabeça e frustração pelos resultados mal sucedidos. Mas é possível usá-los em inúmeras situações e ainda aprender quando e como usá-los com sucesso.

Quando as lentes de contato dentais são a escolha mais inteligente e estética?

A grande ideia de usar lentes de contato dentais é mudar a forma e a cor de seus dentes sem gastá-los. A redução da substância dentária necessária à técnica com facetas de cerâmica não é vantajosa para situações que requerem pequenas correções dentárias. Conheça as principais indicações da técnica com lentes e saiba quando devem ser utilizadas com sucesso: 

 ✓ Fechamento de lacunas (diastemas);

 ✓ Mudanças suaves na forma e cor;

 ✓ Recuperação do desgaste dentário diário;

✓ Compensação de volume para dentes mal posicionados;

 ✓ Cobrindo retrações gengivais.

Prós e contras: Lentes de contato dentais em comparação com folheados de porcelana

As transformações estéticas com impacto de sorriso são essenciais para corrigir problemas estéticos intensos. E são muitos os casos que são indicados para tratamento. 

E ao contrário da crença popular, os folheados de porcelana são os responsáveis ​​por tais mudanças intensas e sensacionais. Mas os procedimentos com lentes ainda encontram situações com indicações exclusivas que fazem da técnica um laminado indispensável para a estética do sorriso: 

Vantagens das lentes de dental de porcelana: 

✓ sem desgaste dentário superficial;

✓ riscos mínimos de sensibilidade dentária após o término do tratamento;

 ✓ sem uso de cuidados temporários durante o tratamento – Isso é ótimo para você;

✓ Velocidade de tratamento. 

Desvantagens das facetas de porcelana: 

✓ Contraindicado para dentes muito descoloridos ou amarelados;

✓ Capacidade restrita de realinhar um sorriso com múltiplos desalinhamentos Dentes;

 ✓ contraindicado para pacientes com bruxismo;

 ✓ ineficaz para o clareamento de dentes escurecidos por tratamento de canal radicular.

Como ocorre o procedimento?

As lentes de contato dental ou facetas de cerâmica, lentes seguem um protocolo definido de procedimentos que garantem a segurança e reduzem o risco de danos irreversíveis. 

Provavelmente o tratamento mais detalhado, várias etapas foram planejadas com antecedência e executadas à risca. Dê uma olhada passo a passo em uma sequência padrão para seis dentes anteriores superiores na tecnologia de lentes de contato dentais.

1º. Inquérito: impressões diagnósticas e inventário fotográfico;

2º. Conselhos: Aprovação do tratamento e planeamento da gengiva (simulação fotográfica e em modelos);

3º. Consulta: Clareamento dentário e liberação da simulação nos dentes (mockup);

4º. Conselho: tomada de impressão e entrega dos modelos ao laboratório de prótese dentária;

5º. Consulta: Discussão final sobre a colocação (colagem) de lentes de contato dentais.

Em alguns casos cirurgia plástica gengival pode ser necessária para harmonizar a faceta de porcelana. Tratamentos sem harmonia e naturalidade costumam ser o resultado do desalinhamento gengival. Quais correções podem chegar muito tarde se não forem corrigidas com lentes de contato dentais antes de iniciar o tratamento.

E não apenas as correções cirúrgicas do sorriso altamente gengival são as únicas indicações das técnicas o nivelamento marginal e a retração gengival são situações ainda mais comuns do que as gengivas expostas ao sorrir.

O procedimento mais comum é a gengivoplastia, que tem um pós-operatório mais rápido e suave e é eficaz no tratamento da maioria dos problemas estéticos das gengivas. Indispensável. 

Casos mais complexos requerem cirurgia que envolve a remodelação da arquitetura óssea ao redor dos dentes ou mesmo o uso de enxertos gengivais para corrigir problemas de espessura ou retração gengival.

Procedimento com danos mínimos aos dentes

Se as lentes de contato dentais e fragmentos de cerâmica têm como principal desvantagem a limitação das transformações dentárias intensivas, eles colocam a maior ênfase no risco mínimo para os dentes. 

E a vantagem sobre as facetas de porcelana é a ausência de desgaste dentário, procedimento que só deve ser realizado em dentes com inúmeras restaurações mal posicionadas.

Dentes sem restaurações e, portanto, os bons que respondem ao clareamento dentário são candidatos mais do que adequados para técnicas de lentes e fragmentos de cerâmica. 

O desgaste dentário nessas condições freqüentemente resulta em pacientes frustrados e arrependidos com os resultados finais. E esse é exatamente o objetivo final dos delicados dispositivos laminados, conciliar sorrisos com risco mínimo para os dentes, combinando técnicas de laminação com procedimentos de clareamento resoluto.

O clareamento prévio dos dentes e o tratamento gengival são mais do que essenciais. A ansiedade é geralmente um componente psicológico indesejável que acompanha os tratamentos estéticos. E não poderia ser diferente na odontologia. 

Mas o maior problema que surge de querer ver os resultados finais em breve é ​​pular algumas etapas que podem parecer desnecessárias. Isso inclui o clareamento suave e prolongado dos dentes e o tratamento de doenças gengivais (gengivite e periodontite).

O clareamento dos dentes durante o tratamento com lentes de contato é mais intenso do que o normal. Além da técnica realizada em consultório, também é desejável complementar a versão artesanal de clareamento por longos períodos. 

Mas não se preocupe, a maior intensidade do clareamento não oferece riscos aos dentes. Ideal para procedimentos que requerem dentes clareados e com grande exigência estética.

É importante que você converse com um especialista e tire todas as suas dúvidas antes de realizar o procedimento.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *