Tratamento de canal x lente de contato dental: quando é necessário?

A verdade é que a tecnologia de lentes de contato dentais não requer tratamento de canal radicular em dentes saudáveis. E é fácil entender a confusão sobre o assunto. 

Trata-se, de fato, do uso indevido do termo lente de contato odontológica para a técnica com facetas de porcelana, uma versão mais espessa e versátil para corrigir efeitos na cor e no formato do sorriso. Um pequeno detalhe que pode ser motivo de arrependimento e frustração quanto ao resultado final do tratamento.

Entenda a diferença de faceta de porcelana e lentes de contato dentais causa confusão por alguns aspectos

Primeiro é importante entender que faceta de cerâmica é o termo genérico para todas as facetas de porcelana para suporte estético dos dentes. 

Os mais comuns são folheados laminados e lentes de contato dentais. Outra técnica essencial é o fragmento de cerâmica, uma forma mais fina, segura e precisa para correções de forma. 

O mais importante é saber que todos eles têm propriedades e indicações diferentes que afetam diretamente os resultados.

O mais importante é a ausência de desgaste dentário adaptativo na técnica de lentes de contato dentárias. Graças à sua pequena espessura e finura, as correções com lentes só podem ser feitas colando a lâmina diretamente nos dentes o tratamento do canal radicular não é necessário. 

Mas essa segurança e praticidade vêm com algumas limitações: O poder de correção de forma e cor é limitado. Por isso, ao contrário da crença popular, a maioria dos artistas e tratamentos famosos são realizados com outras técnicas

Desgaste dentário adaptável: o que você precisa saber veja a seguir:

O desgaste da superfície do dente é uma parte importante da técnica da faceta de porcelana. Ao contrário da tecnologia com lentes de contato odontológicas, a correção de problemas intensos de cor e forma depende diretamente da redução da camada externa do esmalte.

Quanto mais intensos os defeitos, maior será o desgaste dos dentes. Mas uma série de processos técnicos podem realmente garantir que a substância dentária seja reduzida de uma forma que seja delicada para os dentes.

A primeira delas é o planejamento do tratamento em modelos de gesso. Além de prever os resultados estéticos com antecedência, reduz o desgaste necessário para a técnica com facetas cerâmicas em relação ao tratamento padrão. 

Outro método técnico para reduzir o desgaste é a simulação direta de dentes com modelos, um método de simulação mais sofisticado com o qual, entre outras coisas, a viabilidade técnica de tratamentos com lentes de contato dentais pode ser verificada com antecedência. Indispensável, sempre.

Múltiplas indicações para um tratamento de canal radicular podem ser melhor resolvidas com o aparelho ortodônticos

Por exemplo, dentes girados e mal posicionados são situações que geralmente requerem uma remoção extensa da estrutura dentária. Eventualmente, um deles pode precisar do procedimento endodôntico. 

O problema é quando esse tipo de tratamento é indicado para muitos dentes. Algo pode estar errado. Do meu ponto de vista, os tratamentos com lentes de contato dentais e faceta de porcelana tem várias indicações de tratamento de canal radicular podem ser resolvidos com uma movimentação dentária por meio de aparelho ortodônticos. 

Uma maneira mais simples, segura e simplificada de corrigir dentes girados e mal posicionados. As transformações de efeito com laminados são sensacionais, mas é necessário pesar muitas propriedades de cada técnica antes de iniciar o tratamento.

Quando é necessário o tratamento de canal, após a aplicação das facetas de porcelana:

Casos de sensibilidade dentária ao frio durante o tratamento com facetas de porcelana são comuns lentes de contato dentais raramente são o problema. 

Enquanto em algumas situações as causas de desconforto são mal planejadas e o desgaste dentário excessivo, em outras é a incompatibilidade biológica dos dentes com os materiais dentários que são utilizados na colagem dos dispositivos estéticos.

A sensibilidade dentária é geralmente suportável e desaparece nas primeiras semanas Fim do tratamento. Situações mais graves, incluindo dor espontânea, são realmente desesperadoras, é um tratamento de canal. Mas não se preocupe, independente da técnica utilizada, o procedimento pode ser realizado sem danificar as facetas cerâmicas

 

Situações raras: de tratamento de canal a lentes de contato dentais

A ausência de tratamento endodôntico de dentes esteticamente revestidos com lentes de contato dentais não é regra. Existem situações em que o procedimento pode ser necessário, mas são tão raras que as indicações para retirar a vitalidade dentária são sempre duvidosos. 

O tratamento do canal radicular, causado por doença gengival ou força de limpeza excessiva, também pode ser necessário para a técnica de lente de contato dental.Porque o desgaste natural dos dentes costuma ser tão profundo nessas raízes que o processo de colagem já é uma razão para a sensibilidade residual da dentina. Nestes casos não há saída: o tratamento ortodôntico preventivo é a mel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.