Veja como é simples cuidar das lentes de contato dental

Um sorriso vale mais do que mil palavras, é quando se trata de cuidados com a nossa boca é importante que você saiba exatamente o que deve fazer, veja as dicas incríveis que iremos te dar a seguir, referente aos cuidados que você deve ter com as suas lentes de contato dental.

Para melhorar a aparência dos dentes, o uso de lentes de contato dental é uma opção cada vez mais comum. Essa tendência da odontologia não só torna o sorriso mais liso, mas também deixa os dentes mais brancos e pode até mesmo livrar-se de problemas como bruxismo e até exposição excessiva das gengivas. Mas como você cuida adequadamente de suas lentes para evitar complicações? Confira essas dicas!

1.  Evite alimentos crocantes e duros

Para manter a integridade de suas lentes de contato dentais, um dos cuidados mais importantes é evitar alimentos muito duros, pois podem causar atrito e desgaste. Torradas, pão crocante, granola crocante e doces são apenas alguns exemplos de alimentos a evitar.

2.  Mantenha a sua saúde bucal em dia

Você com certeza já ouviu falar que a prevenção é a melhor maneira de evitar problemas orais! A higiene adequada é o cuidado mais importante para manter as lentes intactas. 

Desta forma, você não só garante um belo sorriso, mas também a saúde da sua boca em geral e mantém os dentes e os tecidos de suporte saudáveis. Portanto, além de usar fio dental e enxaguatórios bucal, também é recomendável escovar os dentes após as refeições.

3.  Cuide muito bem da saúde das suas gengivas

Além da higiene bucal adequada, é necessário estar sempre atento à saúde das gengivas e consultar o dentista ao primeiro sinal de alerta. Se surgir um problema periodontal, as lentes de contato podem mascarar o problema, por isso é importante sempre avaliar cuidadosamente a integridade das gengivas ao redor das lentes.

4.  Escove os dentes da maneira adequada e correta

 

 Para garantir a escovação adequada, conte com uma escova de dentes com cerdas macias. Que tal apostar na escova de dentes elétrica? Isso torna possível desinfetar lentes de contato de maneira suave, mas eficaz, no momento certo.

5. Visite regularmente o dentista

Outro aspecto fundamental é fazer consultas regulares de manutenção ao dentista. Assim, é possível não só aumentar a durabilidade dos laminados, mas também examinar a integridade do tratamento para ver se algo está errado, como o acúmulo de tártaro ou placa bacteriana ao redor do perímetro das lentes. Idealmente, você deve reavaliar a cada seis meses.

6.     Tire certos hábitos, não morda unhas ou objeto

Hábitos como roer as unhas ou morder objetos também podem afetar as propriedades estéticas das lentes de contato. Além do desgaste da cerâmica, esse procedimento pode até levar a fraturas, o que torna necessária a troca do laminado.

Dica de ouro para evitar surpresas e frustrações ao decorrer dos anos

Danos à superfície de facetas e lentes são a causa de muitas dores de cabeça. Porque dependendo da forma ou local onde ocorrem, eles podem precisar ser substituídos às vezes em todo o conjunto de laminados. Um grande problema. 

Aqui estão alguns cuidados com as lentes odontológicas que não podem passar despercebidos: 

  ✓ Não use aparelhos de ultrassom ou bicarbonato em dentes com revestimento laminado em consultas odontológicas para profilaxia;

✓ Evite abrir ou rasgar objetos nos dentes cobertos por lentes de contato dentais a ponta também se aplica aos dentes naturais;

✓ Tratamentos dentários como restaurações ou tratamento endodôntico (canal) em dentes laminados adjacentes requerem cuidados especiais para evitar danos laterais; para adaptar os antigos;

✓ no caso de atividade muscular no caso de bruxismo, a placa de relaxante muscular também deve ser utilizada durante o dia;

✓ o dispositivo para manutenção dos dentes após o tratamento ortodôntico deve ser cuidadosamente verificado g ser ajustado para não riscar ou quebrar as facetas.

Lente de contato dental mantenha a sua manutenção em dia

Sabemos que os tratamentos odontológicos não duram para sempre. O clareamento dentário e as transformações do sorriso com facetas laminadas em porcelana ou lentes de contato odontológicas se aplicam dependendo da qualidade do material utilizado e do cuidado empregado. 

No entanto, com o passar dos anos, pode ser necessário substituir os laminados. E a preparação para o tratamento é a forma ideal de evitar contratempos. 

O procedimento para substituir facetas e lentes desbotadas ou após tratamentos catastróficos é delicado. É que a remoção de laminados antigos requer cuidados especiais para não desgastar a superfície do dente em contato com a lente na maioria dos casos ocorrerá algum desgaste superficial. 

Portanto, adotar hábitos e cuidados que aumentem a durabilidade das terapias estéticas em odontologia é a forma mais interessante de reduzir custos e desfrutar de um sorriso harmonioso e radiante por mais tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.